4ª Semana Dom Tomás Balduíno

Fazendo memória a Dom Tomás Balduíno, fundador da Comissão Pastoral da Terra, bispo emérito da cidade de Goiás e frade dominicano, que lutou durante toda sua vida por justiça social, pelos direitos dos pobres, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais, povos do campo e da cidade, e projetando as lutas populares, acontecerá em Goiás (GO), nos dias 2 a 5 de maio, a 4ª Semana Dom Tomás Balduíno, com o lema: “Direitos Humanos não se pede de joelhos, exige-se de pé”.

A quarta edição da semana abrigará o Encontro dos Movimentos Sociais e das Lutas Populares e o lançamento do filme “O Voo da Primavera” que retrata a trajetória de Dom Tomás Balduíno e a luta pela terra no Brasil, e contará com a participação de Frei Betto, João Pedro Stédile (MST), Carlos Rodrigues Brandão, Sandra Alves (MCP) e lideranças indígenas, como Heron Wa’rãwi Abtsi’re (Liderança Xavante/MT) e Gercília Krahô (Liderança Povo Krahô/TO).

Realizada anualmente, a atividade tem caráter descentralizado, acontecendo em várias localidades. Em Goiás, onde Dom Tomás foi bispo por 31 anos, várias atividades serão realizadas. Na quarta-feira, dia 02 de maio, às 15 horas, acontecerá a abertura da Semana, com a participação do Frei Betto, no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Também haverá uma celebração na Catedral de Santana, às 19 horas, em que a figura, a história, as causas e a ousadia de Dom Tomás serão trazidas à memória com o objetivo de alimentar as lutas nos dias de hoje.

Na quinta-feira, dia 03 de maio, será realizado o Encontro dos Movimentos Sociais e das Lutas Populares, no Centro Diocesano – Diocese de Goiás, em que será debatida a conjuntura atual e os desafios no estado e no Brasil, à luz do legado de Dom Tomás, com a participação de Guilherme Delgados, João Pedro Stédile (MST), Sandra Alves (MCP), Aderson Gouveia (CPT/Goiás) e Sarah Fogaça (LPJ). Às 20 horas, no Cine Teatro São Joaquim, será lançado o filme “O Voo da Primavera”, sobre Dom Tomás e a luta pela terra no Brasil, dirigido pela cineasta Dagmar Talga.

Na sexta-feira, dia 04 de maio, às 9 horas e 15 horas, no Cine Teatro São Joaquim haverá a exibição do filme “O Voo da Primavera” para as escolas. No pátio do Convento do Rosário, às 9 horas, acontecerá o Encontro “Comunicação Popular e a Luta Contra-hegemônica”, Esse debate contará com a participação de Douglas Mansur, fotógrafo histórico dos movimentos sociais, Divino Tzcrewahu, cineasta e indígena Xavante, Ludmila Pereira de Almeida, do Coletivo Magnífica Mundi, com mediação de Antônio Canuto, um dos fundadores da CPT e colaborador do Setor de Comunicação da Pastoral.

Ainda no dia 04, no Centro Diocesano – Diocese de Goiás, às 9 horas, acontecerá o Encontro “Cultura e Religiosidade Popular”, que contará com a participação de Jadir de Morais Pessoa. No Convento do Rosário, às 14 horas, acontecerá o “Encontro com os Povos Indígenas: Resistência e Luta” e na Travessa da Catedral, durante a tarde, haverá feira de artesanato, oficinas sobre culinária camponesa e contação de história, benzeção e música. Às 19 horas, haverá uma celebração a Dom Tomás, na Igreja do Rosário, e na Travessa da Catedral acontecerá a “Noite da Cultura Camponesa”, com Músicas da Caminhada, teatro, manifestações tradicionais da cultura local (catira, folia, causos) e comidas típicas.

No sábado, dia 05 de maio, às 9 horas, acontecerá o “Encontro do Povo da Caminhada”, no pátio do Convento do Rosário, que contará com a participação de Carlos Rodrigues Brandão, Ivo Poleto, Pedro Tierra, dentro outros.

A 4ª Semana Dom Tomás Balduíno é realizada a partir de uma articulação entre entidades, movimentos sociais, universidades, o Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, a Diocese de Goiás, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o GWATÁ – Núcleo de Agroecologia e Educação no Campo da Universidade Estadual de Goiás.

“Direitos Humanos não se pede de joelhos, exige-se de pé”.

Arquivos para imprensa

Mais informações pelos telefones: GWATÁ-UEG (62) 98129 8441 / CPT Diocese de Goiás (62) 3371 3820

Na página do Facebook: https://www.facebook.com/SemanaDomTomasBalduino/

Ou pelo e-mail: diocesedegoias2010@gmail.com