O Banquetaço é uma refeição pública promovida por profissionais da gastronomia orgânica, com base em alimentos livres de agrotóxicos. A iniciativa chega à Cidade de Goiás, nesta quarta-feira, às 22 horas, pela ocasião dos Seminários: Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos. Bel Coelho, Tainá Marajoara, Mara Salles e Humberto compõe a equipe de chefs de cozinha nesta edição do evento a ser realizada no Mercado Municipal, localizado no parque histórico da primeira capital goiana.
Para tanto será montada uma mesa com preparados da agricultura orgânica e partilhadas as perspectivas políticas em torno da extensão deste tipo de produção. Carlos Alberto Dória e Mariana Marcon, organizadores do evento, afirmam que a alimentação é “conduto de integração social. vivificação cultural e solidariedade humana”. Ela se define, portanto, como Direito Humano Básico.
Em resposta aos alimentos ultra processados, a ação tem por objetivo evidenciar a necessidade de ingestão de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e mudanças genéticas prejudiciais. Além da luta por qualidade no prato, o Banquetaço promove a acessibilidade e a gratuidade do alimento, pautas centrais na promoção e no congraçamento de uma alimentação inclusiva, com baixo custo, para que desta forma promova a soberania alimentar e territorial dos povos.
Outras entidades também marcam presença na Cidade de Goiás para apresentar perspectivas aos Seminários e compor com o Banquetaço: o Greenpeace, a Associação Orgânica e o Slowfood Brasil, marcarão as pautas e a mesa em uma noite de desfrute culinário e educação socio alimentar, ofertada aos convidados e a toda comunidade vilaboense.
Texto por Renato Lula da Silva
BANQUETAÇO SÓ É VALIDO SE NÃO TIVER SOFRIMENTO ANIMAL