Cine Gwatá realiza sessões especiais durante o Seminário “Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos”

Ludmilla Balduino

Sessão de cinema especial do Cine Gwatá durante o seminário “Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos” (Foto: Dagmar Talga)

O povo vilaboense também participou do Seminário “Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos”, realizado na cidade de Goiás entre os dias 10 e 13 de dezembro.

Estudantes de ensinos fundamental e médio das escolas das redes públicas e particulares da cidade, entre outros, assistiram as sessões de cinema especiais do Cine Gwatá, no Cine Teatro São Joaquim, centro da cidade.

Na tarde do dia 12, crianças e adolescentes assistiram aos filmes “El Costo Humano de los Agrotóxicos” e “Brincando na Chuva de Veneno – Cinco Anos Depois”.

“El Costo Humano de los Agrotóxicos” foi produzido e dirigido pelo argentino Pablo Ernesto Piovani. Lançado em 2014, a película mostra retratos e fotos-sequência de vítimas das fumigações de agrotóxicos na Argentina.

“Brincando na Chuva de Veneno – Cinco Anos Depois”, dirigida por Dagmar Talga, mostra depoimentos sobre saúde de crianças, professores e familiares atingidos por veneno da Syngenta pulverizado de um avião que passava a uma distância muito baixa sobre a escola Municipal São José do Pontal, na área rural de Rio Verde (GO), em maio de 2013. Os depoimentos foram gravados cinco anos depois, e revelam que todos estão sofrendo problemas de saúde e nunca foram ressarcidos dos danos econômicos, sociais e ambientais que estão sofrendo até hoje.

Depois da exibição dos filmes e da apresentação do grupo de teatro Ateliê Rosinha, houve um bate-papo entre as crianças e Leandro Elias dos Santos, professor de geografia na escola atingida pela fumigação aérea em Rio Verde; Juvana Xakriabá, mulher indígena do Povo Xakriabá, de Minas Gerais, e estudante de direito; e Erica Teles, comunicóloga da Fiocruz.

“O debate com as crianças foi importante para elucidarmos desde cedo o problema do uso de agrotóxicos, principalmente no dia-a-dia, que reforçamos no bate-papo. Uma criança faz toda a diferença dentro de casa. Elas são escutadas pelas famílias e podem transformar os hábitos”, diz Erica.

Sobre o Gwatá

Gwatá, palavra originária do idioma guarani, significa “caminhar”. Este é o nome do Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Fundado na cidade de Goiás por professores, estudantes, técnicos e movimentos sociais em 2011, tem como objetivo central o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas as temáticas socioambientais, com atuação destacada no Bioma Cerrado.

Os projetos e ações realizados pelo Gwatá tem abordado uma diversidade de questões relacionadas à terra e estabelecido parcerias com diferentes grupos, institucionais ou não, construindo uma perspectiva de atuação que tem sua base principal nos processos participativos de educação popular.

Caminhar com o povo do campo e da cidade, compartilhando e contribuindo em sua luta, inserindo a Universidade no debate dos conflitos sociais e aprendendo com eles, tem sido a linha que dá unidade a esse coletivo.

O projeto Cine Gwatá faz parte das atividades de extensão do Núcleo. O Cine Gwatá exibe filmes que abordam questões ambientais e sociopolíticas em exibições que ocorrem toda última quinta-feira do mês, às 20h, no Cine Teatro São Joaquim.

Depois dos filmes, sempre são realizados debates a respeito dos conteúdos assistidos. A entrada é gratuita e o público consiste em estudantes de todas as faixas etárias, do ensino básico à universidade, e a população de forma geral.