22 de abril de 2020-#diadeterra #pandemia
Centenas de pessoas, mais de 500 organizações e assembleias de países da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania, a exemplo de Vandana Shiva, Gwatá/UEG, ABA, etc., em tempos de quarentena se autoconvocaram neste dia da TERRA para realizar um apelo à ação global por uma democracia da terra.
A pandemia nos lembra que violamos os direitos da terra e de todas as suas espécies por nossa conta e risco, e que seria prudente que considerássemos os conhecimentos e a sabedoria ancestrais dos povos originários, guardiões da Terra ao longo dos tempos, cujo profundo respeito pela Terra se baseia na consciência da interconexão de toda a vida. Danificar uma parte significa danificar tudo.
Esta pandemia não é um ” desastre natural “, assim como a crise da extinção de espécies e as extremidades climáticas não são ” desastres naturais “. As epidemias de doenças emergentes são antropogênicas – causadas por atividades humanas.
A emergência sanitária que enfrentamos como comunidade mundial está relacionada com a emergência sanitária que enfrenta a terra: a sua constante degradação, extinção e desaparecimento de espécies e emergência climática.
Quando usamos venenos e agrotóxicos, como inseticidas e herbicidas para matar insetos e plantas no modelo industrial da agricultura, produzimos desertificação, poluímos a água, o solo, o ar e destruímos a biodiversidade.
Os agrotóxicos estão levando a extinção às espécies, incluindo agentes polinizadores, como vimos na drástica diminuição das abelhas.
Quando fazemos mineração metalífera a céu aberto usamos milhões de litros de água que é essencial para a vida humana e a natureza.
Quando praticamos fratura hidráulica ou “fracking”, alteramos a conformação geológica e aumentamos o risco sísmico.
Quando queimamos o carbono fóssil que a terra fosilizou durante 600 milhões de anos, violamos as fronteiras planetárias. Ao industrializar e globalizar os nossos sistemas alimentares contribuímos até 50 % dos gases com efeito de estufa e as alterações climáticas é a consequência.
No Dia da Terra, peçamos desculpas pelos danos que lhe causamos com a ilusão da separação, criando paradigmas e ferramentas violentas que fizeram a guerra contra a Terra. Apreciemos a sua magnificência e a sua beleza que tanto eleva nossos espíritos e comprometemo-nos a fazer a paz com a Terra e todas as suas espécies co-criando com ela com base nas suas leis da vida.
A terra nos deu uma mensagem clara através da pandemia do coronavirus. É o nosso imperativo moral, dedicar este momento no tempo para fazer uma transição para uma civilização ecológica para que semeemos as sementes de um futuro comum para a humanidade e todos os seres.
Acesso ao documento em espanhol: www.naturalezadederechos.org/TIERRA.pdf
Acesso ao documento em portugues: www.naturalezadederechos.org/TERRA.pdf
Acesso ao documento em inglês: https://navdanyainternational.org/…/Earth_Day_Communique.pdf
Acesso ao documento em italiano:
https://navdanyainternational.org/…/Comunicato-per-la-Giorn…
Soma sua adesão: https://navdanyainternational.org/…/comunicado-del-dia-de…/…