Núcleo de Agroecologia e Educação do campo – Gwatá/UEG lança o terceiro filme sobre pulverização de veneno sobre mais de 100 pessoas em escola rural de Goiás.

Sinopse: O consumo de agrotóxicos tem crescido rapidamente no Brasil, causando impactos socioambientais cada vez mais amplos e profundos para a sociedade e a natureza. O Estado de Goiás, nesse contexto, tem se situado entre os principais consumidores de agrotóxicos e onde, por consequência, vem aumentando progressivamente os impactos sobre o meio ambiente e a saúde da população. Em 3 de maio de 2013, a pulverização aérea de agrotóxico na Escola Rural São José do Pontal, no município de Rio Verde, atingindo mais de 100 pessoas, na maioria crianças e adolescentes, representou um crime com efeitos imediatos e posteriores muito intensos para a saúde das vítimas. O filme “Depois da Chuva de Veneno” relata este caso e seus desdobramentos médicos, políticos, ambientais e jurídicos, apresentando a luta e o desafio das famílias atingidas para garantir direitos básicos de reparação dos danos causados. 20 minutos.

Direção

DAGMAR TALGA

Edição, arte gráfica e animação

JANIEL DIVINO DE SOUZA

Trilha sonora e produção

DAGMAR TALGA E JANIEL DIVINO DE SOUZA

Entrevistad@s

Terezinha de Fatima Russi Rodrigues- Agricultora/Assentada

Ada Pontes Aguiar – Médica/Pesquisadora UFCA

Wanderlei Pignati – Médico/Pesquisador UFMT

Murilo Mendonça Oliveira de Souza – Geógrafo/Pesquisador UEG

Aline Gurgel – Biomédica/Pesquisadora Saúde Pública – Fiocruz

Luana Vieira Leal – Aluna Escola Municipal Rural São José do Pontal

Músicas

KRIGSGALDR – HEILUNG

JAPANESE DRUM – TAIKO LEGENDS

CONCERTO (BEETHOVEN’S SILENCE) – LUDWIG VAN BEETHOVEN

DISPERSÃO SEMENTES/ AEROTEX

AIR TRACTOR – EXTREME AERIAL APPLICATION – HOW LOW CAN YOU GO?

O EFEITO LARANJA – DIREÇÃO: BRUNO MARZOLA, GABRIELA DIAS,

GUILHERME PORTO, LUIS GUILHERME CHAGAS, ÍSIS GUARATTO

USO DE AGROTÓXICOS EM LAVOURAS AMEAÇA ABELHAS – FANTÁSTICO – TV GLOBO

VÍDEOS PRODUZIDOS PEL@S ALUN@S  – ESCOLA SÃO JOSÉ DO PONTAL – RIO VERDE/GO – 2013