Cine Gwatá: Terra, território, cultura e natureza 2019, volta na cidade de Goiás.

Alunos da Escola Lyceu de Goiás no Cine Gwatá

Imagem: João Dorneles

O Cine Gwatá: Terra, território, cultura e natureza 2019, volta com muito entusiasmo na cidade de Goiás em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, com o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo – Gwatá, com a Universidade Estadual de Goiás, com o Cine Teatro São Joaquim e com a Câmara Municipal de Goiás, em nome dos vereadores Iolanda Aquino, Aderson Gouvea e Tizil Dantas.

Em seu segundo ano de existência, o Cine Gwatá traz exibições de filmes e debates voltados as questões socioambientais e culturais para um público de escolas públicas Municipais e Estaduais da cidade, porém suas exibições são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

No dia 28 de maio foram exibidos os filmes “El Costo humano de los agrotóxicos”, um curta de 2010 do cineasta argentino Pablo Ernesto Piovano, premiado mundialmente em muitos festivais e mostra de cinema. O filme foi produzido na Argentina em 2014, narrando um genocídio silencioso. Revelando e denunciando os impactos que tem gerado vítimas das políticas e atividades das multinacionais do agronegócio. A obra é o resultado de viagens a regiões agrícolas da Argentina realizadas pelo diretor para retratar vítimas de contaminação por venenos que se utilizam em cultivos transgênicos.

O outro filme exibido da noite foi o curta “Brincando na Chuva de Veneno: cinco anos depois”, dirigido por Dagmar Talga. O Documentário mostra cinco anos depois que uma aeronave da empresa Aerotex Aviação Agrícola Ltda., no dia 3 de maio de 2013, sobrevoou a Escola Municipal Rural São José do Pontal, localizada na área rural do município de Rio Verde/GO, “pulverizando”, com o veneno Engeo Pleno da Syngenta, aproximadamente 100 pessoas, entre elas crianças, adolescentes e adultos, que estavam na área externa do prédio em horário de recreio, onde algumas crianças e adolescentes, “encantados” com a proximidade que passava o avião, receberam elevadas “doses” de agrotóxico.

Logo após as exibições dos filmes, houve um debate com alunos e alunas da Escola Estadual Lyceu de Goyaz, junto dos professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás, Murilo Mendonça Oliveira de Souza e Robson de Souza Moraes.

O Cine Gwatá segue com exibições e debates nos dias 11 e 27 de junho de 2019, das 9hs às 11.30hs no Cine teatro São Joaquim na cidade de Goiás, sempre com entrada franca.

Imagem: Dagmar Talga

Imagem: João Dorneles