Cidade de Goiás: entre a falta de água e o risco de enchente

Foto: Regina Lacerda

Águas do Cerrado (GWATA/UEG)

A cidade de Goiás vivencia uma situação curiosa : no verão há o risco eminente de enchentes, já no inverno ocorre a falta de água. O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Águas do Cerrado (GWATA/UEG), a tempos vem denunciando crimes ambientais no território municipal que contribuem diretamente com a ampliação do risco de enchentes no verão, bem como com a falta de água no inverno. O último Censo Agropecuário revela que só as pastagens plantadas ocupam 56,17% da área total do município. A cobertura vegetal (mata ciliar, mata galeria etc), vem sendo sistematicamente eliminada. O desmatamento praticado cotidianamente na antiga capital, combinada com sua estrutura geológica (majoritariamente composta por rochas cristalinas com pouca capacidade de absorver água) e o relevo acidentado, eleva as taxas de escoamento gerando risco de inundação no período chuvoso e de escassez de água no período da seca. Somente a aplicação de uma Política Urbano – Ambiental que recupere o equilíbrio ecológico do fragmentado cerrado, pode conter o aprofundamento da crise hídrica, bem como reduzir o risco de enchentes . O Plano Diretor da Cidade de Goiás, está para ser atualizado desde 2006, no entanto a morosidade do poder público e a falta de fiscalização das inadequadas práticas urbanas e ambientais, são ingredientes que vão agravando lentamente a já delicada situação. De tempos em tempos a Natureza reage às agressões sofridas e sua reação costuma ser forte e intensa.