Gwatá realiza curso sobre impactos dos agrotóxicos para profissionais do campo, do ensino e da saúde que atuam na cidade de Goiás

Curso vai tratar de assuntos relacionados aos impactos socioambientais do uso do agrotóxico (foto: emersonbegnini/Pixabay/creative commons)

O Gwatá – Núcleo de de Agroecologia e Educação do Campo, da Universidade Estadual de Goiás – campus Cora Coralina promove, entre os dias 11 e 13 de abril, o curso Agrotóxicos e Impactos Socioambientais na cidade de Goiás (GO).

O objetivo dos três dias de estudo é formar e conscientizar trabalhadoras e trabalhadores que atuam direta ou indiretamente com o campo e com as camponesas e camponeses sobre os impactos socioambientais do uso de agrotóxicos no Cerrado goiano.

As 30 vagas oferecidas são gratuitas e destinadas a agentes de saúde – vinculados ou não ao SUS; profissionais que atuam em questões relacionadas ao meio ambiente; professores; pessoas ligadas aos poderes públicos municipal, estadual e federal; e integrantes de setores de saúde, jurídico e ambiental dos movimentos sociais.

Entre os temas a serem discutidos, estão a questão agrária no Brasil; as relações entre agrotóxicos e saúde, meio ambiente, legislação e políticas públicas; e as articulações políticas e formas de comunicar o uso de agrotóxicos no país.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página sobre o curso.

Veja a programação:

11 de abril (quinta-feira)

Murilo Mendonça Oliveira de Souza

Questão Agrária e Agrotóxicos

Edson Batista da Silva

Impactos dos agrotóxicos sobre as abelhas

Carlos de Melo e Silva Neto

Comunicação e enfrentamento aos agrotóxicos

Dagmar Olmo Talga

Nilton José dos Reis Rocha

12 de abril (sexta-feira)

Agrotóxicos, Políticas Públicas e Enfrentamentos Jurídicos

Cleber Adriano Rodrigues Folgado

Aderson Liberato Gouveia

Panorama Epidemiológico dos Agrotóxicos em Goiás

Lorena Nunes Martins

Agrotóxicos e Questão Ambiental

Leonardo Melgarejo

13 de abril (sábado)

Manhã

Agrotóxicos e Saúde: as relações entre o uso de agrotóxicos e as diferentes doenças

Ada Cristina Pontes Aguiar

Estratégias de articulação no combate aos impactos dos agrotóxicos

Murilo Mendonça Oliveira de Souza

Sobre o Gwatá

Gwatá, palavra originária do idioma guarani, significa “caminhar”. Este é o nome do Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Fundado na cidade de Goiás por professores, estudantes, técnicos e movimentos sociais em 2011, tem como objetivo central o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas as temáticas socioambientais, com atuação destacada no Bioma Cerrado.

Os projetos e ações realizados pelo Gwatá tem abordado uma diversidade de questões relacionadas à terra e estabelecido parcerias com diferentes grupos, institucionais ou não, construindo uma perspectiva de atuação que tem sua base principal nos processos participativos de educação popular.

Caminhar com o povo do campo e da cidade, compartilhando e contribuindo em sua luta, inserindo a Universidade no debate dos conflitos sociais e aprendendo com eles, tem sido a linha que dá unidade a esse coletivo.